Skip to main content
  1. Hem >
  2. Om Fujitsu >
  3. Press >
  4. Pressmeddelanden >
  5. 2008>
  6. Japonese Kyotaro Nishimura Musem adopts enon robot to support visitors

Sweden Fujitsu's enon robot adopted as museum guide

Japonese Kyotaro Nishimura Musem adopts enon robot to support visitors

January 16, 2008

O Museu Kyotaro Nishimura, em conjunto com a Fujitsu Frontech Limited e a Fujitsu Laboratories Limited anunciaram que o robô Enon desenvolvido pela Fujitsu será pela primeira vez integrado num museu, funcionando como guia para os seus visitantes.

Desde o seu lançamento em Setembro de 2005 o Enon encontrou emprego em diversas actividades no Japão, sendo esta a primeira implementação da mais recente versão do robô, desenvolvida e melhorada com as indicações recolhidas junto das instituições que adoptaram a primeira geração do Enon.

Ao funcionar como guia, o Enon permitirá melhorar a qualidade de serviço e hospitalidade prestados pelo museu aos seus visitantes. Entre as tarefas que irá executar, destacam-se a disponibilização de comentários áudio durante toda a exposição e apresentação de um vídeo no LCD com um agradecimento da visita por parte do museu Kyotaro Nishimura. Os visitantes poderão ainda utilizar o LCD sensível ao toque do robô para responder a questionários sobre a exposição, sendo oferecido um certificado comemorativo para quem fornecer todas as respostas correctas.

Entre as melhorias introduzidas nesta nova versão do robô Enon, assinala-se um maior cuidado dado à segurança (o número de sensores que detectam objectos que podem bloquear a progressão do robô foi aumentado de cinco para onze) e a capacidade de falar agora quatro línguas (japonês, inglês, chinês e coreano).

O Museu Kyotaro Nishimura, inaugurado em Setembro de 2001 em Yugawara, no Japão, apresenta uma colecção temática de um dos maiores romancistas do Japão, contando com manuscritos de Nishimura e diversos objectos pertencentes a colecções privadas.


Sobre a Fujitsu Services

A Fujitsu Services é uma das empresas de serviços de Tecnologia de Informação líder na Europa, Médio Oriente e África. O resultado anual é de €3.3 mil milhões, emprega 18.000 pessoas e opera em mais de 20 países. Desenha, desenvolve e opera sistemas de tecnologias de informação e serviços para clientes nos serviços financeiros, telecomunicações, retalho, utilities e mercados governamentais. As suas competências chave são o fornecimento de gestão de infra-estrutura de Tecnologias de Informação e outsourcing através de ambientes de desktop, redes e centros de dados, juntamente com uma gama completa de serviços relacionados, desde consultoria até à integração e desenvolvimento. Com sede em Londres, a Fujitsu Services é braço europeu de serviços de Tecnologias de Informação da Fujitsu. O Grupo Fujitsu, com receitas de €33.4 mil milhões, é líder em sistemas de Tecnologias de Informação orientados para o cliente e serviços para o mercado global. O site da Fujitsu Services: www.fujitsu.pt.

Kontakt

Pedro Amaral

+351 21 914 20 55 +351 93 298 11 03
pamaral@mediabold.com
mediaBOLD

Susana Soares

+351 21 724 44 44
susana.soares@pt.fujitsu.com
Fujitsu Services
Country Marketing Manager


Date: 16 January, 2008